Pesquisar no Fomigóides

sábado, 20 de junho de 2009

Como identificar a formiga rainha


Introdução




Rainhas são os individuos do formigueiro que pões ovos. São de incrivel importancia, ja que sem elas a colonia entra em colapso e disaparece.
Quem cria formigas normalmente gosta de ter certeza que sua colonia de estimação tem uma rainha. Inversamente, o controle de pragas que vai acabar com um formigueiro precisa ter certeza que matou a rainha.
Hoje iremos ver como reconhecer a rainha.
Em muitas espécies, a diferença entre as trabalhadoras e a rainha é óbvia. Um exemplo seria a rainha de formiga sauva com suas operárias na foto ao lado. Mas essa diferença pode ser bem mais sutil, principalmente em espécies que tem variados tamanhos de trabalhadoras, ou aquelas que tem rainhas com o mesmo tamanho (as vezes até menor!). Existem jeitos melhores de descobrir que só ver o tamanho


exemplo de uma casta com trabalhadoras de variados tamanhos


A Chave é entender um ponto importante: na maioria das espécies, a rainha pode voar por pelo menos uma parte de sua vida adulta. Rainhas nascem com asas, e elas as usam para sair de suas colonias natais, acasalar e se dispersar. Mesmo depois de perder suas asas, elas mantém todas suas características associadas ao voo. O mais notavel são seus largos musculos no tórax e o ponto de ligação das asas.

Consequentemente, o jeito mais facil de se identificar uma rainha seria: Rainhas tem um maior torax, composto por mais partes. Abaixo um exemplo.

Gnamptogenys mordax rainha e trabalhadora, Venezuela

Se dermos um zoom na imagem conseguimos ver bem a diferença entre as duas. Abaixo temos a foto ampliada e colorida no photoshop, mostrando as partesdo torax similares entre as duas: prothorax (azul), mesothorax (amarelo), metathorax (vermelho), and propodeum (verde).

Rainha

trabalhadora

Repare a grande marcação amarela na rainha na foto. Essa é a seção do meio do tórax, o segmento que dava suporte as asas principais. Essa é uma area de musculos, bem expandida, pegando mais da metade da area da superfície. O segmento que dava suporte as asas menores (em vermelho) não é tão largo e forma um arco nas costas. Visivel na parte de cima dessas duas partes, estão as conexões das asas, parecendo um pouco grosseiras, com pedaços das asas ainda presos.

Como voce pode ver, os segmentos na foto abaixo são mais dificilmente visiveis. O mesothorax é reduzido, e o metathorax é inteiramente coberto pelo propodeum.


Para testar suas abilidades, veja se voce consegue dizer qual a rainha na foto ao lado. Ela é a formiga com o torax mais complexo. (clique na imagem para ampliar)

algumas ressalvas

Esse método de contar com o torax só funciona com espécies que tenham rainhas com asas. Isso engloba a maioria das formigas, mas tudo tem exceções. A rainha de formiga de exército também tem o torax reduzido, graças a sua vida sem voos, mas elas tendem a ser grandes o suficiente, de forma que a identificação é óbvia.



Neivamyrmex opacithorax - Army Ant Queen
Arizona, USA

Simopelta sp. nr. pergandei - rainha e trabalhadoras
Venezuela

Algumas espécies de formigas predadoras - Dinoponera é um caso classico - nem sequer tem uma casta diferenciada da rainha. Todas as femeas no ninho se parecem com trabalhadoras, com um torax pequeno. Reconhecer quem reproduz nessa espécie requer dissecação para checar os ovários.
Dinoponera australis
Formigas macho tambem possuem asas, então eles podem ser confundidos com femeas novas aladas. Porém os machos tendem a ser muito mais delgados e com maior aparencia de vespa, com cabeça pequena e olhos esbugalhados.


Aphaenogaster picea

Texto traduzido por mim, a partir do site Myrmecos Blog
http://myrmecos.wordpress.com/2008/09/27/how-to-identify-queen-ants/


25 comentários:

  1. Ei, como q eu sei se eu acertei a rainha na foto?

    ResponderExcluir
  2. Das maiores, a rainha é a da direita!

    ResponderExcluir
  3. Oi preciso de ajuda para montar um formigueiro para um exposição de arte-educação. Será em dezembro na USP. Estou falando com o pessoal do zoológico pra eles me ajudarem a montar uma caixa especial mas eles não podem ceder a rainha e as formigas (a principio saúvas). Você pode me ajudar a montar uma colônia? Tem uma verba para o projeto. Você mora em São Paulo? Meu e-mail é theocraveiro@uol.com.br grato, Theo

    ResponderExcluir
  4. que legal!este site sobre formigas

    ResponderExcluir
  5. site bom!! resolveu minha duvida!

    ResponderExcluir
  6. tenho formigueiros perto de casa mais eu queria pegar uma rainha pra fazer formigueiro que instrumentos eu preciso pra pegalas?

    ResponderExcluir
  7. quero montar um colonia,mas ja tenho uma rainha,ela e preta e tem uma duas manchas na bunda{obs:manchas bracas}queria saber de que especie ela e?

    ResponderExcluir
  8. algue me ajuda a montar um formigueiro com formiga rainha e tudo porfavor

    meu e-mail é gui_bit@hotmail.com

    valeu

    ResponderExcluir
  9. tenho formiga rainha mais não sei que espécie é !! alguém me ajuda ai! ela já tem alguns ovos só que só tem um algodão no pote e ela... help msn= alex_mtte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Li em algum lugar que o formigueiro elege uma rainha qdo não existe uma ( formigário) isso é real?

    ResponderExcluir
  11. Eu quero saber como fazer um formugueiro, mas até que é legal o amor pelas amigas pequeninas, não sabia sobre esses blogs formiguísticos.

    ResponderExcluir
  12. gui_bit@hotmail.com, tbm quero montar um formigueiro pra minha feira de ciencias da escola, achei em diversos sites, mas o melhor acho q foi esse aqui:

    http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT803829-3434-2,00.html

    olha lá, é mt massa, vey

    ResponderExcluir
  13. por favor quantos dias demora para um ovo virar formiga

    ResponderExcluir
  14. caraca que legal essa foto da rainha colorida!!!!
    aonde encontramos? e é venenosa?

    ResponderExcluir
  15. Será que alguém poderia dizer a espécie desta formiga e se essa maior é rainha?
    http://img339.imageshack.us/img339/3479/formiga.jpg

    ResponderExcluir
  16. Será que existe espécie com muitas rainhas, pois eu tenho uma colônia, mas ele tem várias formigas com asas e eu não sei se algumas delas é a rainha ou se todas elas são machos.

    ResponderExcluir
  17. Se puder me ensinar como fazer um bom ambiente com materiais caseiros, com potes de sorvete por exemplo! Eu já capturei uma rainha das pretas mas ela não estava fecundada e ficou 2 dias no pote de sorvete tampada e depois morreu, capturei uma sauva vermelha sem asas coloquei ela no mesmo pote mas apos ir verificar se ela ainda estava la ela havia sumido, e essa semana capturei uma rainha daquelas formiguinhas amarelas que comem de tudo, mas como é muito pequena ela fugiu, se puder me ajudar, sera que garrafas de refrigerante 2 litros servem? Envie-me um email: gabriel_alvesozorio@hotmail.com! Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. quem tiver interesse no assunto, entre em contato via facebook em Clube das Formigas

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostaria de adquirir a Formiga-Rainha Lava-pés, eu compro se vocês conseguirem capturar ela pra mim. Estou com tudo montado pra fazer meu formigueiro, só falta ela.
    Liguem pra mim (11) 2534-3559 ou no celular (11)96319-5094.
    Envie-me, também, uma mensagem nos e-mails

    easywordtrad@gmail.com

    ou

    fe_bks_@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostaria de adquirir a Formiga-Rainha Lava-pés (Solenopsis), eu compro se vocês conseguirem capturar ela pra mim. Estou com tudo montado pra fazer meu formigueiro, só falta ela.
    Liguem pra mim (11) 2534-3559 ou no celular (11)96319-5094.
    Envie-me, também, uma mensagem nos e-mails

    easywordtrad@gmail.com

    ou

    fe_bks_@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. alguem sabe mim dizer uma maneira mais rapida de acaba com uma colonia de formigas sauvas cortadeiras

    ResponderExcluir
  22. gostaria de saber isso pq eu ja nao aguento mais elas invadiram minha casa por baixo e estou com medo que aconteça algo ruim quem poder mim ajuda com essa informaçao eu agredeço des de ja

    ResponderExcluir
  23. Amigos criei este fórum ( www.formigar.com.br )para discutirmos nosso hobbie de criar formigas. Dê uma passada lá e vamos formar uma comunidade Brasileira de criadores de formiga ! Abraços

    ResponderExcluir
  24. Aqui em casa tem uma tanajura

    ResponderExcluir